Qualidade de Vida – 5 Passos Simples para Melhorar a Sua

O objetivo deste post é proporcionar a você algumas informações que podem fazer a diferença em sua vida e de outras pessoas que estão a sua volta. Hoje, mais do que nunca, a busca pela Qualidade de Vida se tornou um item prioritário  e vemos constantemente pessoas infelizes e cheias de problemas sem saber qual rumo tomar.

Sabemos que para um corpo saudável é preciso uma mente saudável. Os 5 passos para Melhorar a sua Qualidade de Vida se baseiam em experiências de pessoas que, mesmo diante das adversidades conseguiram virar o jogo e dar a volta por cima com a simples mudança de comportamento.

Passo 1 – Desprenda-se de TER algo para SER alguém

Se você perguntar para alguma pessoa no seu leito de morte o que ela gostaria de ter feito para melhorar a sua Qualidade de Vida, grande parte dirá que não teria levado a vida tão a sério, não teria trabalhado tanto, teria amado mais e passado mais tempo com a família, enfim…, tudo o que disserem estará voltado ao ser e não ao ter. Quando a morte se aproxima, o conceito de propriedade perde a sua importância dando lugar as verdades que realmente importam.

Poucas pessoas estão preparadas para a morte, quando esse momento se aproxima dá medo e desespero, parece que nada mais faz sentido porque para elas o significado de qualidade de vida estava associado a ter poder, sucesso e se proteger. O que você adquiriu em matéria pode ser perdido a qualquer momento, mas o que você se tornou (a sua essência) permanecerá consigo para sempre e esse é o seu tesouro.

A conquista do ser te faz mais seguro, mais confiante, menos dependente e mais forte para encarar a vida e enfrentar os obstáculos. O autoconhecimento nos permite encarar a nós mesmos, nossas deficiências e nossos medos, forçando-nos a experimentar um novo olhar, sem julgamentos prematuros e sem preconceitos. Uma janela se abre e enxergamos além do óbvio, o que parecia ser tão importante já não é mais e por vezes temos a sensação de levitar nesse mundo.

Não quero dizer aqui que você deva abrir mão de todas as coisas materiais e viver de brisa para ser mais feliz. A abundância material será proporcional à dedicação que você faz para a realização do seu propósito de vida, a sua missão e se você tiver a consciência de que valorizando a sua pessoa e se aceitando acima de qualquer coisa, estará mais preparado para enfrentar a perda e irá buscar oportunidades de experimentar a tão procurada qualidade de vida.

Todos nós possuímos habilidades que interessam a alguém, somos iguais na essência e diferentes no comportamento e o sucesso de cada um depende do investimento feito em suas habilidades pessoais.

Nem tudo são flores e em determinados momentos temos que fazer algumas coisas que não apreciamos, que não causam entusiasmo, muito pelo contrário, algumas tarefas são entediantes, por exemplo, imagine ter que trocar um pneu num lugar deserto e com chuva.

Nesse caso você pode xingar, resmungar, ficar estressado ou então aceitar o fato de que naquele momento o que a situação requer de você é que se conscientize de que trocar o pneu é a solução do problema e, ao se conscientizar disso, você poderá fazê-lo numa boa ou esperar até aparecer que alguém o faça e o problema estará resolvido.

Não importa o quão ativo você é ou quanto esforço está fazendo nesse momento para realizar algo, porque é o seu estado de consciência que cria o seu mundo e não a quantidade de ações que executa. O esforço aliado ao pensamento é que vão gerar resultados em sua vida.

Passo 2 – Encare os Problemas como Oportunidades

mulher-gold-qualidade-de-vida1

Se você almeja uma melhora na sua Qualidade de Vida, comece a encarar os problemas como uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional que lhe permitirá uma nova visão sobre as coisas e as pessoas. Mas de que forma posso fazer isso? O mundo está em constante evolução, se você está lendo esse texto agora é porque muitas pessoas gastaram horas de suas vidas para resolver os problemas de comunicação para facilitar a vida de outras pessoas.

Você conhece alguém que tenha passado por essa vida sem problema?
As pessoas que não encaram os problemas por medo ou por não querer sair da zona de conforto, geralmente não se arriscam e consequentemente não provocam mudanças em suas vidas e também na vida daqueles que os cercam. Você pode ter estudado e adquirido muito conhecimento, mas se não pratica o que aprendeu, não questiona e não corre o risco de errar na prática, fatalmente não sairá do lugar.

Se você consegue solucionar um problema seu ou de outra pessoa, torna-se alvo de elogios e um exemplo a ser seguido como é o caso de muitas pessoas que perderam algo muito importante na vida e tiveram a capacidade de se superar e transmitir a sua experiência para outras que passam por problemas semelhantes.

Passo 3 – Saia da Zona de Conforto

mulher-gold-qualidade-de-vida4

O ser humano é imediatista e quer resultados rápidos, raramente faz planos, sejam esses de curto, médio ou longo prazo e quando o faz geralmente desiste no meio do caminho. A zona de conforto traz uma falsa sensação de segurança, felicidade e uma acomodação que impede a pessoa de seguir em frente e alcançar seus objetivos.

Toda vez que você se propõe a resolver o problema de alguém, ainda que não tenha sucesso naquele momento, está se diferenciando dos demais que nada fizeram e, ao mesmo tempo, ajudando a transformar vidas se tornando mais capacitado para resolver os seus próprios problemas.

Sair da zona de conforto não é uma tarefa fácil, você terá que tomar decisões e nem sempre estará certo se essas decisões serão cem por cento adequadas, haverá momentos de confusão, de questionamentos do tipo: será que estou fazendo a coisa certa? Todas essas fases levarão você a um aprendizado, isso nada mais é do que “Empreender”.

Passo 4 – Corra mais Riscos

mulher-gold-qualidade-de-vida

Todo mundo tem problema, pode ser a vida conjugal que entrou em colapso por causa da monotonia, um problema de saúde que o impede de exercer as suas atividades, um problema com a família, financeiro, etc…

Não importa o tamanho do seu problema desde que você esteja disposto a dar o primeiro passo para resolvê-lo, ainda que seja um pequeno passo. Ao se fazer de vítima e achar que o mundo não te compreende, ou procurar culpados pela sua insatisfação, você só irá dificultar o processo de resolução do problema. Todo mundo corre risco, a criança quando começa a andar cai muitas vezes e mesmo assim se arrisca novamente até conseguir dar os primeiros passos.

Em todas as esferas da vida, quem mais colhe o sucesso é aquele que desafia a si mesmo arriscando uma nova maneira de agir. “Arrisque-se mais! Toda vida é um risco. O homem que vai mais longe é geralmente aquele que está disposto a fazer e a ousar. O barco da “segurança” nunca vai muito além da margem.”

Muitas pessoas não entenderão e não aceitarão a sua atitude porque não tiveram a coragem de sair dos padrões de comportamento impostos pela sociedade que já demonstra sinais de estagnação, pois se esses padrões de comportamento fossem um exemplo a ser seguido não haveria tantas pessoas infelizes nesse mundo, mas haverá pessoas que irão te apoiar e te incentivar e essas pessoas merecem todo o seu respeito e admiração.

Passo 5 – Acredite em Você

Pessoas que alcançaram o sucesso e a Qualidade de Vida passaram por esse processo e, acredite: elas sempre estão dispostas a ajudar as pessoas que se propõem a mudar suas vidas. Você é a pessoa mais importante desse mundo e precisa se conscientizar disso para dar início ao processo de mudança interior e se tornar admirável diante dos outros.

O que você pensa a respeito de si mesmo está diretamente ligado ao que os outros pensam de você. Se ninguém te elogia, não é bom pra você ou não te dá atenção, logo vem aquele pensamento: não sou ninguém, não sirvo pra nada, não faço nada direito e por isso me sinto tão pequeno e tão carente.

Esse erro que a pessoa comete sobre a percepção negativa que tem de si mesma afeta toda a sua vida e seus relacionamentos, pois ela acredita que não tem nada de bom a oferecer e que os outros também não têm ou não querem dar o que ela precisa. A realidade passa a girar em torno daquilo que se está pensando e, em vez de procurar o lado bom da vida,
tudo o que se vê é a carência.

Comportamentos positivos:

 Acredite no seu potencial;

 Seja um bom ouvinte;

 Não faça julgamentos;

 Esteja sempre disposto a ajudar;

 Se comprometa com o problema;

 Procure enxergar além do óbvio (fora da caixinha);

 Faça mais do que for pedido;

 Aprenda com a experiência dos outros.

Os problemas estão aí e sempre estarão, o que difere é a maneira como cada um resolve enfrentá-lo.

Se você seguir esses passos terá mais força de vontade para adquirir outros hábitos saudáveis (meditação, exercícios físicos, caminhada, dança, etc.) que, juntamente com a sua mudança de comportamento, elevarão a sua qualidade de vida. Se eu estou aqui do outro lado e acredito na sua capacidade de virar a página da sua vida, porque você não acreditaria?

“Nada grandioso jamais foi alcançado sem entusiasmo”.

Ralph Waldo Emerson

Mãos a obra, vejo você no topo!

Você também pode se interessar por:

Regras da Atração Como Burlar o Cérebro Masculino para Conquistar Quem Você Quiser…
Curso de Etiqueta Social e Empresarial
Empreendedorismo
Mulheres Empreendedoras
O Caminho da Transformação Pessoal

Receba aulas sobre Negócios Digitais. Você e Sua Empresa na Era Digital em 2019 (é grátis!). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.