Planejamento de Metas e Objetivos – como fazer

Pensar em  mudança de vida é um processo natural do ser humano que vive em constante evolução. Na teoria parece simples, basta apenas decidir que irá mudar alguns aspectos de sua vida e pronto, porém, na prática as coisas não acontecem dessa maneira  e quando você pára pra pensar, percebe que o tempo passou e você continua na mesma vidinha de sempre. Isso ocorre porque apenas querer não é o suficiente, você precisa de um compromisso forte aliado a sua vontade. Esse compromisso fará com que você se sinta na responsabilidade de assumir essa mudança, buscando estratégias para o desenvolvimento de um Planejamento de Metas e Objetivos.

O objetivo principal nada mais é do que o prêmio que você mesmo escolheu para receber no final dessa jornada. Você pode querer mudar de vida por muitos motivos, os mais comuns são:

  • percebe que a vida está sem sentido e lhe falta uma direção;
  • se sente oprimido por alguma situação da qual não consegue se desvencilhar;
  • Método Start Inscrição.

 Passos para a definição do planejamento de metas e objetivos

Método Start Inscrição Planejamento de Metas e Objetivos

    • Identifique o que você realmente quer: vale a pena diminuir o ritmo e reservar um tempo para refletir sobre a maneira que você deseja conduzir a sua vida. Identificar a sua real missão fará com que os objetivos fiquem mais claros.
    • Seja específico:  para começar, defina em primeiro lugar as metas de curto prazo (semanas ou meses) que você deverá atingir a partir de agora, em seguida, defina as metas de médio prazo (semestrais ou anuais) e por último as metas de longo prazo, essas se referem ao seu sonho e sua realização pessoal que podem estar focados em diversas áreas (estilo de vida, relacionamento, família, carreira, etc..). Quebre o seu objetivo em submetas para não perder a motivação e ainda poder comemorar as pequenas conquistas.
    • Seja Realista: pior do que não ter meta é definir uma quase impossível de se alcançar. Um objetivo muito longo ou difícil de alcançar pode fazer você desistir da mudança antes mesmo de começar ou  trazer problemas psicológicos como frustração ou sentimento de inferioridade. O seu Método Start Inscrição dever ser tangível e conter metas que não se transformem em uma verdadeira tortura para realizar.

    Assista ao vídeo aqui

    Cuidado com os vilões do planejamento de metas e objetivos

    1. Ansiedade: esse é um dos fatores que pode prejudicar o andamento do seu plano e até mesmo por tudo a perder. O ser humano é imediatista e quer resultados rápidos. Grande parte das pessoas sofre com o excesso de Ansiedade, isso  fará com que o seu Planejamento seja sempre interrompido por não conseguir mensurar o sucesso em um curto período de tempo. Uma boa dica é iniciar o planejamento definindo uma meta que contenha ferramentas que irão ajudá-lo a  gerenciar e administrar a ansiedade. A terapia é uma dessas ferramentas.
    2. Procrastinação: essa velha mania de deixar tudo para depois. Existem tarefas que não gostamos de executar e automaticamente as deixamos de lado procurando fazer aquilo que nos dá mais prazer. Tenha sempre em mente que gostando ou não da tarefa, ela faz parte do seu novo projeto de vida e deve ser executada dentro do prazo previsto.

    Um bom exemplo de Planejamento de Metas e Objetivos é o da caminhada para quem quer emagrecer ou para aqueles que sofrem com o colesterol alto. Cada pessoa tem um tipo físico, isso significa que cada um reage de forma diferente a um determinado exercício e por isso recomenda-se que a caminhada se inicie com tempos menores e vá aumentando gradativamente. Você pode começar com 30 min. durante 3 vezes por semana e depois do período de adaptação do seu corpo, aumentar para 40 min. em mais dias por semana.

    Quando definir uma meta, procure ser criativo e reunir todas as Método Start Inscrição possíveis e que estão ao seu alcance. Avalie tudo que pode ser executado de imediato, identificando os prós e contras e descarte o que não é tangível no momento. Após essa filtragem você estará capacitado para colocar o seu plano em prática.

    O Plano B do seu planejamento de metas e objetivos

    Ao tomar a decisão de mudar de vida e traçar o Planejamento de Metas e Objetivos esteja ciente de que ele não é linear e mesmo tendo feito toda a lição de casa podem acontecer imprevistos. Os riscos são inevitáveis e por isso é necessário traçar um Plano B. Dentro do seu Planejamento procure identificar aquelas incertezas e pontos fracos que poderão te prejudicar na conquista do objetivo. O exemplos da ansiedade e procrastinação citados acima traduzem bem o que pode acontecer caso você não tenha um Plano B para lidar com possíveis vilões que poderão afetar o seu resultado final

    Revisão e Ajuste do planejamento de metas e objetivos

    A última etapa é fazer um balanço e verificar como as coisas aconteceram. Tudo saiu como o planejado? Algo deu errado e paralisou o projeto? Havia um Plano B para aquela tarefa? Essa revisão deve ser feita periodicamente, pois o erro cometido em uma etapa não será repetido na próxima e você se sentirá mais confiante para continuar com sua mudança de vida.Mentalidade Vencedora – você tem?

    Procure celebrar as pequenas conquistas, essas são combustíveis para que você tenha a percepção que está no caminho certo, além de trazer uma sensação de bem-estar eMétodo Start Inscrição

    Planejamento de Metas e Objetivos – como fazer
    5 (100%) 1 vote

    Você também pode se interessar por:

    Curso de Gestão de Projetos

    Curso de Informática Básica

    Receba aulas sobre Negócios Digitais. Você e Sua Empresa na Era Digital em 2017 (é grátis!). 

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *