Nicho de Mercado Saturado – Como Resolver Esse Problema

Quando se trata de criar blog/site para a venda de produtos online é comum esbarrar com o problema de nicho de mercado saturado. O que quero dizer com isto é que existem centenas de temas diferentes lá fora, mas quando se trata dos nichos  de mercado mais populares e mais rentáveis, encontramos esses três: dinheiro (ligado ao poder), fitness ( ligado a beleza e a perfeição) e namoro (ligado ao amor). Afinal, estes são os temas que fazem o mundo girar!

Então, se você quer criar um blog ou um site com maior potencial de crescimento e maior audiência possível, provavelmente vai querer trabalhar dentro de um desses 3 nichos. Mas aí é que está o problema: dentro desses nichos de mercado, qualquer que seja o tema escolhido por você, fatalmente, o levará a uma enorme concorrência e muito esforço em quantidade e conteúdo no seu blog para que o seu negócio possa ser notado. Existem milhares de grandes sites de fitness e milhares de livros sobre o tema que estarão competindo lado a lado com você. Por isso, esses nichos estão saturados.

Deixando a rentabilidade de lado, imagine se qualquer um desses três nichos mais rentáveis não é o seu forte mas você decide optar por trabalhar em um deles por causa do dinheiro. Eu lhe pergunto: quanto conteúdo você terá que pesquisar, estudar e escrever sobre um assunto que você não gosta? 

Então, se os melhores nichos estão saturados, como posso me destacar?

Eis aqui algumas opções:

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Aprimorar em uma Área

Uma opção é aprimorar em um aspecto específico do seu nicho. Por exemplo, ‘Academia’ é um tópico enorme dentro do nicho de mercado Fitness, então por que não considerar ir um pouco mais a fundo dentro desse tema com um olhar específico para “corrida” ou até mesmo para “panturrilha”?

Especificar o Público-Alvo

Outra opção é olhar para um grupo de pessoas específicas que possam estar interessadas no seu assunto. Esses grupos de pessoas podem ser facilmente encontrados em sites de fóruns e redes sociais. Por exemplo, você poderia escrever sobre a aptidão para ser blogueiro ou somente para adolescentes. Embora um público específico seja sempre menor, a concorrência também será e a probabilidade de você realizar vendas nesse sub-nicho aumentará consideravelmente.

Temas Correlatos

Outra opção é diversificar e buscar outros temas dentro do próprio sub-nicho, isto é, se você está no nicho de mercado fitness e escolheu como sub-nicho “Musculação”, poderá focar em outros temas dentro do seu Blog/Site ligados a ele como “Musculação – Estilo de Vida” e “Musculação – Dietas e Calorias”

Criar conteúdo sob uma nova perspectiva

Ou por que não criar um conteúdo novo sobre algo que ainda está por vir? Um exemplo legal disso pode ser um Site sobre “masculinidade”, e dentro dele você poderá abordar diversos temas como comportamento, charutos, vestimenta, sexualidade, etc…

Marca Pessoal

Outra maneira de se destacar em um novo nicho é “ser pessoal”. Para transformar o seu site em um blog pessoal e atrair a atenção do público, você terá que explorar a sua marca pessoal. Isso é o que Tim Ferriss tem feito com o Blog Trabalhe Quatro Horas por Semana. Há uma série de exemplos mas, de qualquer forma, ao colocar um rosto e um nome em seu produto fará com que ele se torne mais pessoal e muito mais memorável. A vantagem de se trabalhar com uma marca pessoal é que o seu blog/site será visto de uma forma mais humana e amigável e não somente mais um blog voltado para o comércio.

Pessoas fazem negócios com pessoas

Encontre uma Nova Rota de Mercado

Quando você decide criar um Blog/Site e escolhe um determinado nicho de mercado para explorar, automaticamente, você se torna um estudioso desse mercado fazendo pesquisas e procurando sempre manter-se atualizado. Isso significa que você se tornou um aprendiz e, como tal, poderá criar conteúdo baseado no seu ponto de vista sobre aquele assunto. Como aprendiz, você terá uma base para questionar, levantar hipóteses, criar um debate, etc… para interagir com os seus leitores.

Dessa forma, você irá criar uma nova maneira de explorar o mercado sob uma nova visão que ainda não foi feita. De maneira geral, as pessoas se sentem mais confortáveis em se relacionar e interagir com o Aprendiz do que com o Guru porque se identificam mais com aquele que está passando pelas mesmas dificuldades que elas estão.

Fontes: Tim Ferriss – Trabalhe 4 Horas por Semana

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