Bicicleta Elétrica Vela Bike – Startup Brasileira

Bicicleta Elétrica Vela Bike – Startup Brasileira
Avalie esta Postagem

bicicleta-eletrica

A História da Primeira Startup Brasileira de Bicicleta Elétrica

Inicialmente concebida apenas como uma ideia de bicicleta elétrica pelo estudante de Engenharia Mecânica da FEI  – Victor Hugo Cruz, o desenvolvimento do primeiro protótipo da bicicleta elétrica Vela ocorreu no último semestre da faculdade em 2012.

Segundo Victor, ele não tinha nenhuma pretensão de criar uma marca ou empresa, apenas de construir uma bicicleta mais legal e que fosse essencialmente elétrica e não apenas uma bicicleta adaptada com uma bateria e um motor como é o caso da maioria das bicicletas elétricas que se encontram atualmente no mercado. Ele tinha como referência os modelos criados na Alemanha, Holanda e outros países pioneiros nessa tecnologia. 

Lançamento da Bicicleta Elétrica Vela no Brasil

No início de 2014, o quarto e último modelo do protótipo foi finalizado. Muitas pessoas, dentre elas amigos e familiares conheceram a Vela e disseram que gostariam de ter uma também. Foi aí que Victor resolveu lançar uma campanha de financiamento coletivo junto a Plataforma Catarse onde conseguiu arrecadar 45 mil reais para dar o pontapé inicial aos trabalhos de fabricação da bicicleta elétrica e montagem da oficina. Doze meses se passaram do início dos trabalhos até o lançamento da Vela no mercado nacional em novembro de 2015. Nesse período de nov/2014 a nov/2015 foram fechados um total de mais de 70 unidades em pré-venda e reservas.

Bicicleta Elétrica Vela no Mercado Exterior

bicicleta-eletrica3

Ainda em 2015, Victor também lançou uma campanha de financiamento coletivo nos Estados Unidos através da Kickstarter e Indiegogo que gerou um total de 55 unidades reservadas. A entrega dessas unidades ocorreu em Abril/2016 e o que não falta é elogio dos americanos sobre a bike Brasileira. Após muito trabalho, em Junho/2016 a Vela conseguiu a aprovação para comercializar a sua bicicleta na Plataforma Amazon dos EUA. Atualmente, a Vela possui uma sede em Los Angeles – EUA. Nessa sede Victor conta com a participação de alguns amigos que já estão trabalhando com a bike e moram lá há alguns anos.




A bicicleta elétrica Vela é o resultado de 2 anos de pesquisas, projeto e testes feitos por uma equipe que acredita plenamente no potencial da bicicleta como um meio de transporte limpo e eficiente. Atualmente, a empresa opera a pleno vapor, inclusive com uma fila de espera para a montagem da bicicleta elétrica. Está previsto para Agosto/2016 o lançamento do modelo feminino juntamente com uma linha de acessórios.

Características da Bicicleta Elétrica Vela

gestor-da-qualidadeCom um design elegante e um acabamento impecável, a bicicleta elétrica Vela nos remete ao passado, mais precisamente em 1817 quando o Barão Alemão Karl von Drais, engenheiro agrônomo e florestal vindo de família de posses, montou em um celerífero um sistema de direção que permitia fazer curvas e com isto manter o equilíbrio da bicicleta quando em movimento. Essa bicicleta tinha um rudimentar sistema de freio e um ajuste de altura do selim para facilitar o seu uso por pessoas de diversas estaturas. 

Mas não se engane com a sua aparência essencialmente tradicional, pois a vela é montada com o que há de mais moderno em tecnologia na categoria de bicicleta elétrica. O modelo da bicicleta elétrica VELA 1 foi desenvolvido para proporcionar maior conforto, autonomia e expandir o número de trajetos possíveis graças ao auxílio do sistema elétrico. Ela traz, ainda, três opções de tamanho de quadro (sob medida) e vem em quatro cores: vinho, azul, creme e verde oliva.

bicicleta-eletrica-acabamento


software-automacao-vendas

Software OnLine completo, com fichas personalizadas e consultas por todos os campos. Sistema multiusuário, com total controle sobre as permissões de acesso de seus usuários.

Ao ser indagado sobre o modelo dobrável, Victor informou que fez alguns testes e constatou uma perda no desempenho comparado ao modelo convencional. Ele não descarta a fabricação deste modelo dobrável, porém, serão necessários mais testes para que este atenda aos requisitos exigidos pelo fabricante. Devido a alta demanda pelo modelo tradicional, provavelmente teremos que esperar mais um pouco, quem sabe no ano que vem.

Especificações Técnicas

Quadro Vela em aço liga 4130 Cr-Mo;
Selim largo de couro com molas cromadas;
Guidão em alumínio que direciona a maior parte do peso para o selim – coluna ereta;
Rodas com raios em Inox e aros de alumínio tamanho 700c;
Pneus Kenda tamanho 700x35mm modelo cidade;
Freios Tektro E-Bikes do tipo V-Brake;
Bateria removível de 365 Wh, 2,0kg e autonomia de 25 a 35km;
Motor Elétrico Traseiro 8Fun de 350w de engrenagens e sem escovas;
Sistema de auxílio de Pedal Assistido com sensor de 12 ímans;
Sistema de alarme com controle remoto;
Rastreador GPS interno;
Entrada USB de 5V e 2.0A para recarga de aparelhos;
Carregador de 3,0A;
Manoplas de couro;
Farol dianteiro LED interligado com o sistema;
Farol traseiro LED no paralamas interligado com o sistema;
Freios V-Brake com sistema de inibição de motor;
Limitador de velocidade em 25km/h (de acordo com a resolução nº 315/2009 CONTRAN).

bicicleta-eletrica-detalhes

Nota.: no sistema de pedal assistido não existe acelerador. Você começa a pedalar e, imediatamente, o motor entra em ação deixando a bike extremamente leve para pedalar, quanto mais você pedala, mais força ganha o motor. O comprador pode optar (no ato da compra) em incluir um acelerador, embora não seja necessário. Para a instalação do acelerador é necessária a apresentação de um Atestado Médico que comprove a “parcial incapacidade de realizar exercícios de alta intensidade com os membros inferiores”.

[wpi_designer_button id=106181]

A Bicicleta Elétrica como opção para ir para o Trabalho

Quem já experimentou a bicicleta elétrica para ir para o trabalho dificilmente quer trocar por outro meio de transporte. Os benefícios são muitos:

  • Sem IPVA e taxas de licenciamento;
  • Economia de dinheiro em combustível e transporte público;
  • Colabora com a redução de emissão de carbono e poluição na atmosfera;
  • Não enfrenta congestionamento;
  • Pratica exercícios diariamente;
  • Chega ao trabalho com muita energia e ainda se diverte no caminho;
  • Não ocupa espaço.

Finalmente, os Gestores Públicos estão tomando consciência e estruturando as cidades para o uso de transportes que contribuem com a mobilidade urbana. Acorda Brasil!

bicicleta-eletrica4

Com a bicicleta elétrica você não precisa se preocupar em chegar ao trabalho todo suado porque tem a opção de acionar o motor em subidas mais íngremes. Para quem não está habituado com a bicicleta elétrica, o ideal é começar com um baixo nível de exercícios. Enquanto estiver recuperando a sua força, use mais a potência do motor para ir mais rápido e quando se sentir mais forte use cada vez menos a potência do motor. Com a prática diária  você vai sentir uma resistência maior e poderá ir mais longe e mais rápido do que antes.

E aí, que tal experimentar essa modalidade de transporte e melhorar a sua Qualidade de Vida?

Se quiser saber mais sobre a bicicleta elétrica Vela acesse o site Vela Bikes

A Sede da Vela fica em São  Paulo na Rua Teodoro Sampaio, 1302

Tel. (11) 3812 – 7588

contato@velabikes.com.br

Você também pode se interessar por:
Startups – o que são e como funcionam
Empreendedor de Sucesso – principais características
Emprego – saiba porque é tão difícil encontrar o emprego certo
O Perfil das Mulheres empreendedoras

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Receba aulas sobre Negócios Digitais. Você e Sua Empresa na Era Digital em 2017 (é grátis!). 

2 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *