Armazenamento em Nuvem Grátis e Particular

Armazenamento em Nuvem Grátis e Particular
Avalie esta Postagem

armazenamento-em-nuvem-gratis-owncloud

No artigo de hoje eu vou lhe mostrar como criar o seu armazenamento em nuvem grátis e privado com 50GB e ter tudo sob o seu controle. É Isso mesmo! Uma nuvem só sua. Vale lembrar que a maioria das pessoas têm a sua vida digital armazenada em servidores online de várias empresas como Google, Apple, Facebook, Twitter, Instagram e muitos outros. No Brasil, dentre os serviços mais conhecidos para armazenamento em nuvem grátis podemos citar:

Você carrega as suas fotos, suas músicas, documentos, vídeos, etc… e usa os serviços dessas empresas para compartilhar com os outras pessoas. Essas empresas nos proporcionam esses serviços de armazenamento chamado de “nuvem”. Mas você sabe onde estão esses dados e quem tem acesso a eles?

Estas questões tornam-se mais frequentes a cada dia na medida em que sabemos que o nosso próprio governo pode estar nos espiando e de olho em praticamente toda a nossa comunicação online. Além disso, sempre nos deparamos com notícias sobre ataques de hackers invadindo computadores de pessoas e empresas. Este conhecimento sobre nós pode ser usado e/ou abusado de muitas maneiras. É por isso que muitas pessoas preferem ter mais privacidade e controle sobre quem pode ver tudo que elas compartilham na internet, tanto a nível pessoal quanto a nível profissional.

Hoje eu vou lhe apresentar o ownCloud que é uma aplicação para armazenamento em nuvem grátis onde você salva e compartilha os seus arquivos (fotos, documentos, música, vídeos, calendários, contatos, etc…) de forma totalmente privada. Uma das características dessa nuvem é que ela está disponível sob uma ” licença de código aberto ” onde você pode criar e modificar os seus próprios Termos de Uso, isto é, você não precisa mais ler os Termos de Uso de outras Plataformas para saber o que pode ou não guardar na nuvem.  É como se você tivesse o seu DROPBOX ou MEGA só seu e com toda a privacidade. Na sua nuvem você também pode subir os arquivos, pegar o link e enviar para alguém ou fazer o download.

Depois de instalar o ownCloud em um servidor (veremos mais abaixo), você vai acessar os seus arquivos privados através de uma interface muito simples e fácil de usar (semelhante ao MEGA) e assim como os outros serviços, também poderá sincronizá-los com os seus dispositivos, como o Desktop, Android e iPhone.

Criar a Conta na OpenShift

Junto com a instalação da sua nuvem particular, você vai precisar realizar a aplicação na Open Shift que é um servidor de hospedagem gratuita onde ficará hospedada a sua nuvem. Para isso você deve criar a sua conta na openshift.com

Clique em: Create One

Armazenamento na Nuvem grátis 1

Preencha os dados e clique em Sign Up. Após o preenchimento você será direcionado para a tela que pede para verificar a sua caixa -mail (pode estar no spam) e clicar no link de confirmação.  Ao clicar no link de confirmação você será novamente direcionado para Aceitar os Termos. Feito isso, a sua conta na Open Shift está criada e agora é hora de instalar a aplicação do ownCloud.

Criar Aplicação na ownCloud

Clique em: criar seu primeiro aplicativo agora

Armazenamento na nuvem -openshift2.4PNG

Na caixa de busca digite: owncloud

Armazenamento na nuvem -openshift2.5PNG.

Na caixa que aparecer clique no nome: owncloud

Armazenamento na nuvem -openshift2.6PNG

 

cursos-na-area-de-informatica

Diversos Cursos na Área de Informática

Agora é só preencher a URL pública em Public URL. Escolha um nome (pode ser o seu nome e sobrenome) e clique no botão Create Application. Essa será a URL da sua nuvem.

Armazenamento na nuvem -openshift2.7PNG.

Se aparecer uma tela perguntado: Will you be changing the code of this application? Clique em Not now, continue. Esse processo pode levar alguns minutos. Ao término da instalação você verá uma tela verde informando que está tudo OK. e também verá os dados de acesso (Username e Password) para logar na nuvem. Certifique-se de copiar e salvar esses dados de acesso e assim que fizer o login é altamente recomendável que você troque a senha.

Armazenamento na nuvem -openshift2.9PNG

Clique em:  Continue to the application overview page. Você verá o painel da sua aplicação na OpenShift e na parte superior da tela está a sua URL para acessar a sua própria nuvem. Agora é só digitar os dados e fazer o login com aqueles dados que você salvou.

Armazenamento na Nuvem Grátis 5

Pronto! Aí está você dentro da sua própria nuvem. Logo na primeira tela você verá as opções para sincronizar os seus arquivos no Desktop, Android ou IOS da mesma forma como é feito com o DROPBOX ou MEGA, por exemplo. A diferença é que agora é tudo seu, o servidor e a nuvem.

Armazenamento na Nuvem Grátis 6

No painel de controle você verá que já existe uma pasta de documentos e fotos prontas. Se preferir, você pode renomear ou excluir a pasta e até mesmo criar uma nova. Ao abrir a pasta de documentos você verá que existe um documento de exemplo. Você já pode subir os seus arquivos para essa pasta. Se for um arquivo em formato .txt ele irá abrir e você terá um prévia do documento e se for um documento com outra extensão ele irá pedir para você fazer o download. A clicar na pasta Photos você também verá que já existem algumas imagens e você pode navegar por elas.



Cursos 24 Horas – Cursos Online com Certificado

Segurança do ownCloud

O ownCloud suporta HTTPS e oferece criptografia do lado do servidor. As chaves privadas são criptografadas com a senha de login do usuário e, portanto, ninguém pode chegar a seus dados se você não está logado no seu servidor ownCloud. Esse servidor está sendo usado por muitas grandes empresas em situações sensíveis de segurança (incluindo bancos e empresas de segurança.

Conclusão

LeadLovers-Plataforma-de-Automacão-de-Vendas

Criação de Página + Autoresponder + Notificações Facebook + Troca de Lista Automática.

Os criadores do ownCloud estão bastante comprometidos com a divulgação completa, mas responsável, das questões de segurança e por isso publicam todas as questões relevantes de segurança com um CVE. A CVE é um padrão internacional em segurança e para os administradores dos meios de sistema da CVE ownCloud que pode facilmente ver se a sua infra-estrutura é vulnerável ou não. Nenhuma outra sincronização de arquivos de código aberto recebe e compartilha o controle de atenção e de segurança que  a ownCloud faz.

Então, o que achou? Deixe seu comentário e envie sugestões para novas postagens.

Você também pode se interessar por:

Informática Básica

Photoshop

Power Point

Segurança na Internet

Receba aulas sobre Negócios Digitais. Você e Sua Empresa na Era Digital em 2017 (é grátis!). 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *